Crianças do Banco Central ganham brinquedos no Natal

Festa na entrega
Divulgação

Já estamos nos aproximando do Natal. O próximo domingo (20) foi o último do tempo do Advento que nos coloca às portas do Natal. Foi domingo a entrega dos presentes às crianças pobres no distrito ilheense de Banco Central. Os brinquedos foram arrecadados durante a campanha “Natal na Praça da Vida” realizada pela Paróquia São João Batista, no bairro de Pontal, (Diocese de Ilhéus/BA).

Por conta da pandemia e do distanciamento social provocados pelo novo coronavirus, impossibilitando a realização do tradicional Natal na Praça, com a festa em frente ao templo, os fieis e a população foram convocados para doar brinquedos novos. O projeto foi anunciado pelo Padre Joelson Dias da Silva, primeiro ao grupo de coroinhas e acólitos da Paróquia, destacando que “a pandemia, responsável pela doença Covid-19, resultando em inúmeras perdas de vidas e desempregados, grande parte na zona rural, empobreceu ainda mais essas famílias.

“O objetivo do projeto ‘Natal na Praça da Vida’ foi trabalhar em comunidade, colocando nossos dons em ação para fazer brotar a felicidade do nascimento de Jesus Cristo no coração de crianças pobres e nos nossos corações, no Natal,” frisa o padre.

Foram doados mais de mil brinquedos para crianças de 2 a 11 anos de idade. Um grupo de voluntários liderados pelos coroinhas e acólitos coordenado pelo Padre Joelson entregou às crianças residentes no distrito e cadastradas por voluntários da comunidade local.

Os gestos de solidariedade não se restringiram à doação dos brinquedos. Empresários, familiares e voluntários organizaram um almoço especial com a finalidade de levantar fundos, outros se dedicaram a embalar, selecionar e organizar o transporte das doações para o distrito, na zona rural, distante cerca de 60 km do centro da cidade. Outras iniciativas como a do Instituto Nossa Senhora da Piedade que promoveu o segundo drive thru e arrecadou, junto às famílias, doações para a campanha. Além disso, pessoas depositaram quantias na conta bancária da Paróquia, dinheiro que foi utilizado na compra de panetones e doces para as crianças e suas famílias.

O Padre Joelson agradeceu aos que atenderam ao apelo e contribuíram doando-se como voluntários e com os brinquedos, afinal “o lugar social onde Deus assume posição é no meio dos pobres. O Senhor se identificou com os pobres e se fez um deles. Para eles veio a plenitude da vida, a Salvação.”